GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Vancouros visa a redução, reutilização e reciclagem dos resíduos gerados durante o processamento das peles. Para isso, a empresa mantém uma Central de Triagem onde os resíduos são separados e armazenados de forma apropriada para posterior destinação apropriada em conformidade com entidades reguladoras.

A Vancouros instrui seus colaboradores por meio de palestras, cartazes e informativos, os conscientizando da importância da preservação e manutenção do meio ambiente.

POLÍTICA AMBIENTAL

A Vancouros Indústria e Comércio de Couros LTDA, assume perante a sociedade o compromisso em produzir couro wet blue e subprodutos de forma sustentável, de acordo com seguintes princípios:
 

  • Produzir de acordo com as leis e normas ambientais vigentes;
  • Racionalizar o uso de recursos naturais e energia;
  • Sensibilizar e/ou capacitar colaboradores, fornecedores e parceiros de negócio quanto às suas responsabilidades com o meio ambiente;
  • Estimular a cooperação técnica com instituições de pesquisa na busca pelo desenvolvimento sustentável;
  • Desenvolver procedimentos de prevenção a acidentes e minimização de impactos negativos ao ambiente;
  • Instituir protocolos de monitoramento e avaliação ambiental visando a melhoria contínua.

INDICADORES DE EFICIÊNCIA

De acordo com o protocolo instituído pela certificadora internacional LWG (Leather Working Group). A Vancouros tem atingido índices máximos de pontuação (Gold Award), nos quesitos rastreabilidade do produto, uso de energia, consumo de água, geração de resíduos e efluentes e qualidade de insumos e produtos produzidos.
 

  • Em decorrência da tecnologia adotada pela empresa (inovações em processos) o consumo de água é reduzido;
  • O uso de fontes renováveis em sua matriz energética, como lenha de eucalipto proveniente de reflorestamento;
  • A energia consumida para produzir um metro quadrado de couro é considerada excelente pela LWG.

PROJETO ATUAL APROVADO PELO CNPq


O projeto Desenvolvimento de sistema de recuperação do nitrogênio proveniente de água residuária do processamento do couro, foi aprovado pelo CNPq na linha de pesquisa Fontes Alternativas de Nutrientes.
Esse projeto é coordenado pelo Prof. Ajadir Fazolo (UTFPR-LD), tendo sido elaborado em parceria com a UEL e Vancouros. A proposta contempla o desenvolvimento de um sistema de recuperação de nutriente com potencial de utilização na agricultura, a partir de água residuária de curtumes.
Vários alunos de graduação e mestrados estão participando desse projeto.


Política de Qualidade

Investir continuamente no sistema de Gestão da Qualidade, em seus processos e equipamentos, buscando a capacitação dos colaboradores, assegurando a melhoria de nossos produtos e proporcionando a satisfação de nossos clientes e sócios.


PESQUISA E DESENVOLVIMENTO


A Vancouros sempre buscou aplicar os conceitos mais modernos existentes na área de tratamento de efluentes e resíduos. Alguns desses conceitos foram gerados após pesquisas científicas desenvolvidas pela Vancouros em conjunto com a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), Universidade Estadual de Londrina (UEL), University of Coimbra (UC), University of Adelaide (UA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal de Lavras (UFLA).